ESTRATÉGIA DE MARCA
Apresento alguns dos projetos com aprofundamento estratégico que desenvolvi, em equipe, ao longo dos anos em que trabalhei na Sebastiany Branding.
De modo geral, desenvolvimento de diagnósticos de marca, tais como diagnóstico de branding e de cultura, posicionamento, plano conceitual de marca, DNA, plataforma de marca, arquitetura de marca, tom de voz, materiais de gestão de marca, como brandbook, gestão de pontos de contato, entre outros.
Harus
Empresa líder em amenities no Brasil, obteve um grande crescimento nos últimos anos e por meio de parcerias com empresas de vários setores, foi ganhando um novo formato de negócio. Com o mix de produtos ficando cada vez mais diversificado e em um crescimento desordenado, estava enfrentando algumas dificuldades internas e externas, uma vez que não conseguia mostrar para o mercado o seu porte, tudo o que fazia e não estava otimizando os custos de comunicação e divulgação de suas marcas e produtos.
Nosso desafio foi esclarecer a oferta de produtos e organizar o portfolio de modo que conseguisse comportar as marcas das linhas atuais, bem como ter elasticidade para comportar a inclusão de produtos futuros. A marca precisava também conseguir se adequar aos vários segmentos de mercado atendidos, como hotelaria, motelaria e hospitais.
Para isso, fizemos um mapeamento de todas os produtos, das linhas e das marcas que a Harus compreendia, realizamos um diagnóstico de arquitetura de marca e um de identidade visual para entender como a marca estava se organizando e se comunicando, respectivamente. Fizemos também pesquisas de percepção de imagem com os públicos da marca. Por meio destas análises, conseguimos entender todos os pontos e estruturar o portfolio de produtos de modo que resolvesse os problemas que a marca estava enfrentando e preparando-a para os desafios futuros.
Definimos o posicionamento de "soluções em hospitalidade", mostrando assim, seu porte e sua abrangência e atendendo os objetivos do projeto de modo eficiente. Posteriormente, definimos um DNA e uma nova arquitetura de marcas para a Harus. A resolução do projeto transformou a realidade da empresa e, hoje, guia a Harus de maneira mais assertiva, possibilitando seu crescimento ordenado e os ótimos resultados que estão sendo obtidos.
Marchi
A Marchi é um dos escritórios brasileiros de arquitetura mais tradicionais, especializada no mercado imobiliário. Antes do projeto, era chamada de EGC arquitetura, que foi um dos primeiros escritórios especializados neste ramo. Ao longo dos anos foi ganhando mercado e construindo sua reputação. Se diferenciou no desenvolvimento de emprendimentos voltados a baixa renda, entretanto, a medida em que novos mercados se desenvolveram com demandas de projetos mais inovadores, a Marchi já estava capacitada a desenvolver, porém não era lembrada pelas incorporadoras.
Nosso desafio então, começou pela revisão do posicionamento e os diferenciais da empresa, identificando seus pontos fortes que poderiam ser trabalhados em sua nova estratégia de marca. A Marchi, além de ser dotada de criatividade e inovação em seu DNA, possui uma grande capacidade de colocar em prática estas características, e de usar seu conhecimento técnico para tornar reais as aspirações de seus clientes. Com estas novas definições, o nome EGC não estava mais alinhado à sua nova postura, por isso, como parte da estratégia, adotar o sobrenome do principal sócio agregaria muito mais à marca, pois além de usar do reconhecimento profissional que o arquiteto possuía em seu mercado, o nome carrega o radical "archi".
Neste projeto desenvolvemos todo o diagnóstico de branding, seu novo DNA, a plataforma de marca, o tom de voz, um photobrief e um brandbook completo para a gestão interna da marca.
Com todas estas mudanças, para evidenciar a nova fase da empresa e enfatizar seu DNA e seu posicionamento, a identidade visual precisou ser renovada. Criamos um sistema visual que rompe com o padrão comum de escritórios de arquitetura. Hoje, os resultados do projeto estão ajudando a Marchi a transformar sua imagem no mercado.
Guia de Motéis
O Guia de Motéis tinha uma marca visual que funcionava bem e cumpria as demandas de aplicação, porém não desempenhava com excelência em ícones de aplicativos e em mídia digital, pois havia sido desenvolvida em 2004, onde a principal preocupação era a comunicação offline, tendo em vista que ainda não haviam smartphones e as primeiras redes sociais ainda estavam no começo.
Após 10 anos, o Guia de Motéis havia mudado, evoluído, e a discussão principal ia além do logo, era sobre seu posicionamento e seu papel junto ao seu segmento, assim como os seus novos desafios de comunicação em um mundo cada vez mais digital. Com novos produtos e com muitas iniciativas voltadas à melhoria e profissionalização do segmento moteleiro, principalmente em um universo mais tecnológico e conectado, nosso grande desafio foi entender o propósito do Guia de Motéis, de um lado com seu público moteleiro (B2B) e no outro com os usuários (B2C).
Realizamos um diagnóstico completo de branding, com pesquisas de percepção de seus públicos, com análises aprofundadas e definimos um conceito central de marca para a empresa, assim como um DNA e, por consequência, uma nova identidade que tangibilizasse essa transformação. Hoje, o papel do Guia de Motéis é ajudar os motéis a serem ainda melhores e a superarem seus desafios. A nova identidade representada pela estrela fortalece a liderança e excelência do Guia de Motéis em promover e estimular a melhoria dos resultados dos motéis e a profissionalização do seu segmento. A nova marca foi pensada para favorecer sua comunicação nos meios digitais, desde sites até ícones de aplicativos e favicons.
Esta essência do Guia de Motéis está em todos os seus pontos de contato, desde o seu site, passando pelo atendimento, até os ambientes do novo escritório. As mudanças que a empresa tem fomentado no segmento, estão levando a uma evolução no setor como um todo, principalmente em termos de visão de futuro, profissionalismo e quebra de barreiras.
Cerveja Coruja
De origem gaúcha, a Coruja foi uma das cervejas pioneiras no novo segmento de cervejas gourmet que surgiram no cenário nacional na última década. Com o tempo e o ganho de reputação em seu mercado, a Cerveja Coruja se aliou a Cervejaria Saint Bier, que pouco tempo depois passou a ser sócia da marca e, recentemente, a adquiriu por completo.
O desafio neste projeto era desvendar o DNA e a essência real da marca Coruja e centralizar o posicionamento em um brandbook que permitisse a manutenção e a longevidade do DNA de marca. Ele já existia, mas era pouco claro, por isso investigamos e revelamos esta essência interessante que faz a Coruja única. Realizamos um diagnóstico visual e verbal para entendermos todos os pontos do universo da marca. Com o posicionamento e o DNA definidos, desenvolvemos um tom de voz próprio da marca para que todos pudessem estar alinhados ao estilo e à tônica da Coruja.
Redesenhamos o logo e resolvemos os problemas técnicos da identidade visual sem perder sua rusticidade e, por fim, manualizamos estas normas técnicas sem deixar a marca rígida.
Spring Mobile Solutions
A Spring Mobile Solutions é uma empresa de desenvolvimento de soluções de mobilidade corporativa na indústria de bens de consumo. Com o intuito de expandir seu território de ação internacionalmente, ficou clara a falta de uniformidade e clareza em seu posicionamento.
O desafio neste projeto foi definir as diretrizes de um posicionamento claro, que transmitisse credibilidade à empresa ajudando a construir uma imagem de valor no mercado, e orientando assim, os esforços da comunicação da marca. Além disso, o foco era construir uma imagem que conectasse muito mais ao universo de solução do que da tecnologia em si.
Depois de efetuarmos um diagnóstico de branding e de identidade visual, traçamos o novo posicionamento e DNA da Spring. Desenvolvemos também as diretrizes de imagens para o photobrief da marca e para melhor alinhar o visual ao aspecto estratégico, a marca passou por um aperfeiçoamento técnico.
Nutrawell
A Nutrawell é uma empresa especializada em alimentos diferenciados, saudáveis, com alto valor nutricional e nutracêuticos. Com o tempo, notando a demanda, a marca começou a produzir chocolates com propriedades benéficas à saúde, sem glúten e sem lactose. Foi um sucesso, porém a marca ficou vinculada somente a chocolates, o que tornou-se um limitante, pois havia um desejo em ampliar a linha de produtos da empresa.
Definimos um posicionamento no qual a ideia central é ser uma empresa catalizadora de mudanças, que ajuda a transformar o estilo de vida das pessoas com maior qualidade e liberdade, oferecendo produtos saudáveis e práticos. Estabelecemos também a plataforma da marca, seu DNA e tom de voz. Alinhamos sua arquitetura de marca e organizamos o portfolio, permitindo maior elasticidade e capacidade de abranger uma linha ampla de produtos.
Livance
A Livance surgiu como um novo modelo de rede de clínicas com consultórios inteligentes e compartilhados, reservados e pagos por hora, inspirado no crescente mercado de escritórios virtuais e espaços de coworking.
Após o piloto ter sido colocado em prática, dois novos sócios-investidores entraram no negócio e, para montarem mais unidades, precisavam de um padrão arquitetônico, com diretrizes importantes do conceito da marca e da sua tônica ambiental, que pudesse guiar o projeto de arquitetura. Desenvolvemos então, um briefing arquitetônico com referências para atingir este objetivo.
Hoje, a primeira unidade neste novo modelo foi inaugurada e o briefing que desenvolvemos foi aplicado com bastante eficiência. Por isso, já substituímos algumas imagens de referência pelas fotos do ambiente real, mantendo o material atualizado.
Outros projetos de marca que participei que envolveram etapas de estratégia e/ou gestão.